MINHA RUA TEM MEMÓRIA

O Portal do resgate histórico de Surubim.

 

Foto: Edvaldo Clemente de Paula
.................................................
Morreu na manhã desta terça-feira (4), aos 53 anos, o cabeleireiro e Fundador do Desfile das Meninas Virgens de Surubim, Mário Barbosa Júnior. Ele faleceu por volta das 4h, no Hospital São Luiz em Surubim.
Mário Júnior, como era conhecido, nasceu em 19 de outubro de 1959.
O carnavalesco lutava contra um câncer no fígado  há alguns meses, onde os médicos descobriram que a doença estava no estágio bastante avançado. Ele chegou a ser internado no Hospital do Câncer em Recife.
Mário Júnior era um dos mais solicitados cabeleireiros da cidade.
No setor público ele exerceu a função de Diretor do Meio Ambiente, na Prefeitura Municipal de Surubim. 
Nos anos de 1979 a 1981 ele morou em Brasília, e chegou a ser cabeleireiro da ex- primeira dama da União, Dulce Figueiredo, esposa do então presidente João Batista Figueiredo. 
Além de cabeleireiro ele era decorador de salões de festas e confeccionava arranjos de noiva. Mário também ficou conhecido como um dos fundadores do bloco das Meninas Virgens.
Foi o primeiro a dá inicio a uma brincadeira de amigos que, aproveitando a chegada dos foliões que vinham da capital, saíam às ruas vestidos de mulher. Isso aconteceu no ano de 1985.
O desfile das “Meninas Virgens de Surubim” entrou para o calendário turístico da cidade e atualmente é um dos mais conhecidos carnavais da região, encerrando o ciclo carnavalesco em Pernambuco.
O velório foi realizado no seu próprio estabelecimento de trabalho, (salão de beleza) ,diversos amigos e autoridades se fizeram presentes e o padre Raimundo Barbosa (seu primo), fez os rituais das exéquias, em seguida,  às16:30 o cortejo saíu em direção ao cemitério São José da cidade de Surubim.
Pe. Raimundo Barbosa, dirigiu os ritos das exéquias.
Enquanto a professora Ilaíse Arruda, dirigia suas palavras aos presentes, destacando  a importância do amigo
Mário Júnior no contexto sócio cultural da cidade, a outra amiga (Suã), com a bandeira de Surubim cobriu o ataúde,
num simbolismo de amor, fé e alegria que o nosso inesquecível Mário tanto dedicou a nossa cidade.

 

A escritora Elzi Bezerra de Melo, também fez uma comovente homenagem ao amigo Mário Júnior.

O pátio da usina, foi ponto de encontro e ficou marcado na mente de muitos surubinenses os diversos momentos
da alegria momesca proporcionado no desfile das virgens de Surubim, criado por Mário Júnior e outros amigos.
Essa imagem registra sua última passagem no local que certamente jamais o esqueceremos.

Tenho um excelente arquivo para ser publicado, mas preciso de colaboração,  se você deseja vê-lo aqui, clique no link abaixo.

http://minharuatemmemoria.ning.com/group/clubeamigosdamemria

*********************************************************************************************
*********************************************************************************************
REVEJA VÍDEO DO CARNAVAL DAS VIRGENS - 1993. Clique no link abaixo e assista:

Exibições: 1011

Tags: Barbosa, Desfile, Faleceu, Fundador, Júnior, Mario, Meninas, Surubim, Virgens, adeus

Comentário de carlos murilo arruda em 4 setembro 2012 às 21:47

Que Deus ilumine sua alma . Descanse em paz, Mário Júrnior.

Comentário de Eliane Marques Vasconcelos em 4 setembro 2012 às 22:47

Descanse e paz, Mário Júnior !

 

Comentário de José Bonifácio de Almeida(Sasso) em 5 setembro 2012 às 1:09

Meu Amigo, Amigo de minha vida escolar no PIO XII, tornou-se amigo de minhas irmãs, meus irmãos, sobrinho(a)s, filha, e em especial amigo de minha esposa, um amigo que DEUS colocou na minha família. Fica a saudade e certeza serás bem recebido por todos os ANJOS que o conduziram a presença de DEUS. O mesmo DEUS que  nos dará consolo, nas horas de angustia pela sua ausênsia. 

MÁRIO JÚNIOR !

MEU AMIGO!

 

Comentário de Sione Simone Barbosa da Silva em 6 setembro 2012 às 0:08

Cumpriu sua missão, escreveu muito bem sua história. Convivemos na Infâcia e adolescência.Saudade, minhas condolêcias aos familiares. 

Comentário de jorge gilberto batista em 6 setembro 2012 às 1:41

um grande surubinemse perdemos mais fica as boas coisas que ele fez um  grande abraco a todos jorge florida estados unidos

Comentário de Elzi Bezerra de Melo em 6 setembro 2012 às 13:08

Mário Júnior não está mais aqui Foi para a Casa do Pai Onde tem muitas moradas Aqui nos resta seu corpo frio Seu sofrimento sombrio E sua lembrança amada Sua memória integrada em nossa Surubim O toque de suas mãos nos cabelos e nos rostos fazia a Mulher esplandecer Na Praça Dídimo Carneiro Em Natais passados Fez o Cristo renascer Na Lagoa da Vaca, ao lado da Capelinha Ele fez um presépio Para louvar o Menino Deus A sua casa é um paraíso ecológico, Um santuário de arte e de história Deixando na memória De quem a visitar Muitas lembranças para recordar.
Deus te dê Paz e Luz! Fica com Deus! Adeus! Elzi - Surubim, 04 de Setembro de 2012

Comentário de Edvaldo Clemente de Paula em 8 setembro 2012 às 6:17

Comentário de Roberto Pessoa (Face).

 

UM CARNAVALESCO QUE SEMPRE SERÁ LEMBRADO POR SUA OUSADIA 
QUERIDO MÁRIO JÚNIOR!! MENA, ZUÍLA ( ASSIM EU O CHAMAVA CARINHOSAMENTE) 
Dizem as escrituras sagradas: Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer. A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. A vida humana não se define biologicamente. Permanecemos humanos enquanto existe em nós a esperança da beleza e da alegria. 
A brilhante trajetória de Mário Júnior ao longo tempo foi marcada por qualidades que revelaram um caráter sem jaça. Vontade , determinação, dedicação, reconhecimento e trabalho. A grande síntese dos melhores predicados na escala dos valores humanos. Jamais vacilou diante dos obstáculos ameaçadores de sua profissão, vitorioso em todos os sentidos a que se dedicou. Dizia o que p

ensava sem meias palavras ou meias medidas de forma direta e sincera.
Mário Júnior era apaixonado na forma de ser, tinha uma alegria de viver, acreditava na vida , nunca deixou de ajudar a quem dele precisasse. Dava-se por inteiro à vida. Talvez por tudo isso, pelos seus créditos acumulados tenha tido tempo com sua doença o tempo necessário para uma pacificação total do seu espírito e uma entrega por inteiro da sua alma a Deus. Ele decerto repousa tranqüilo no regaço da Virgem Maria. Sempre o amaremos meu amigo com todas as possibilidades dos nossos corações guardando sua lembrança nos espaços mais íntimos de uma saudade que não cansa de doer.
Sinceramente, Grijalba Pessoa, Jeruza Pessoa, Natália Pessoa e Roberto Pessoa (04/09/2012)
Comentário de Edvaldo Clemente de Paula em 8 setembro 2012 às 6:18

Comentário de Ivoneide Lopes ( Face).

Nesse momento as lágrimas descem pelo meu rosto de saudades do meu amigo querido Mário Júnior.Nesse momento te presto essa homenagem meu amigo e começo a te agradeçer.Obrigada pelos belos tempos de nossa juventude que me inovava as cores e cortes da moda..., obrigada por ter me penteado e maquiado no meu casamento e que buquê de rosas que você mesmo dizia que nunca mais tinha feito um com tanto carinho.Obrigada por embelezar todas as meninas das valsas das duas festas que realizamos Beto e eu das nossas filhas Laura e Luana.Sempre com as opiniões, sempre com toda sua maestria de grande profissional que Surubim teve.Obrigada meu amigo pelas palavras de conforto que muitas vezes soube me dá e como sabia consolar os amigos.Obrigado Deus deve está te dando neste momento a você por tantas coisas bonitas que fez as pessoas carentes.Quase ninguém sabe disso, mais eu sabia.Você fez muito e com todo o seu coração....Saudade dói, saudade dá um nó na nossa garganta....mais agora é o momento da tua paz e luz.Alegrias por muitos anos você proporcionou a milhares de pessoas de Surubim e toda a região com o GRANDE DESFILE DAS MENINAS VIRGENS.O Carnaval vai continuar, mais quantos anos você brilhou, e brilhará sempre, porque você sempre estará presente no coração de todos.Valeu meu amigo! Surubim lhe agradeçe com certeza.Você será sempre lembrado pelo brilho, pelo amigo, pelo cidadão e pelo grande profissional que foi.Vais ficar num cantinho do meu coração, onde guardo as pessoas que amo, um dias nos encontraremos no outro plano como Deus determina...até lá muitas saudades.....Descanse em paz!!!

Comentário de Edvaldo Clemente de Paula em 8 setembro 2012 às 6:19

Comentário de Viviane Barbalho ( Face).

Hoje sinto muita dor e tristeza, pois perdi um grande amigo que esteve sempre ao meu lado, desde o dia do meu nascimento, literalmente, e em todos os momentos bons e tristes da minha vida: Mario Júnior. Ele preparou mamãe antes de ir á maternidade quando nasci, esteve no meu batizado, minha primeira comunhão, meus quinze anos, minha formatura, meu casamento ( nunca vou me esquecer como ele se em

ocionou depois que fez minha maquiagem, meu penteado e me ajudando a vestir o vestido de noiva, falando: - Como minha menina está linda!!!!). Também não tenho como me esquecer que foi quem me levou para Recife quando papai faleceu, passando a noite no cemitério conosco. Fez parte da minha vida!!! Por isso, não preciso dizer o quanto o admirava e respeitava! Mário, nunca vou te esquecer. Descanse em paz, meu amigo
Comentário de Elzi Bezerra de Melo em 8 setembro 2012 às 12:41

Lindas as palavras de todos vocês... fizeram-me chorar... que neste desfile do dia 11 haja uma justa homenagem do ícone do Desfile das Virgens em Surubim: o inesquecível Mário Júnior.

Quero também dizer ao meu amigo Edvaldo: Você faz um trabalho excelente... registrando tudo que se passa em nossa cidade, resgata o passado e joga-o no presente com as fotos. Parabéns pelo blog Minha Rua Tem Memória!    

Comentar

Você precisa ser um membro de MINHA RUA TEM MEMÓRIA para adicionar comentários!

Entrar em MINHA RUA TEM MEMÓRIA

Publicidade



© 2014   Criado por Edvaldo Clemente de Paula.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço